Home » Origem dos termos Lean e Lean Thinking
Insights

Em 04 de julho de 2018 por Edes Costa

Origem dos termos Lean e Lean Thinking

Termos Lean e Lean Thinking

Nos cursos e palestras que ministro sobre Lean IT, uma pergunta é recorrente: Onde surgiu o termo lean?

O termo lean não surgiu na Toyota…

Em 1988, John Krafcik utilizou o termo lean pela primeira vez no seu artigo Triumph of the Lean Production System. Nesse artigo, Krafcik faz uma análise sobre a indústria automotiva e o Sistema Toyota de Produção. A popularização do termo lean se deu a partir de 1990, com o lançamento do livro The Machine That Changed the World. Nesse livro, os autores Womack & Jones apresentam os princípios do sistema de produção lean.

Em 1996, Womack & Jones publicaram o livro Lean Thinking, no qual são apresentados os princípios fundamentais da Mentalidade Enxuta: Valor, Fluxo de Valor, Fluxo, Sistema Puxado e Perfeição. Com a propagação da Mentalidade Enxuta, indústrias não manufatureiras descobriram que os princípios da manufatura enxuta poderiam produzir resultados significativos nos seus negócios. Atualmente existem adaptações da manufatura enxuta para diferentes indústrias, incluindo assistência médica, bancos e tecnologia da informação.

Mais Informações

Entre em contato conosco através do nosso formulário para falar com um profissional EDG sobre seus desafios de tecnologia e inovação.